domingo, 18 de janeiro de 2015

QATAR 2015....RUSSIA-ALEMANHA .... QUE ARBITRAGEM?

Vi hoje um grande jogo de handebol referente ao mundial do Qatar, entre as seleçoes da Russia e da Alemanha. Um jogo extremamente disputado ate ao ultimo segundo e que acabou com a vitoria da alemanha por 1 golo, vitoria essa alcançada nos ultimos segundos quando a Russia estava no ataque e fez um mau passe que proporcionou a vitoria alema. Mas aquilo que me interessa aqui referir e o seguinte:

Este jogo e um daqueles jogos que devem servir como instrumento de trabalho para o departamento de formaçao da FAP ( se e que existe ) pois foi um jogo de dificil conduçao por qualquer tipo de dupla de arbitragem. E aqui importa referir que o jogo foi dirigido por uma dupla jovem sueca ( geralmente designados como os melhores do mundo) e que realizaram uma EXCELENTE arbitragem em todos os niveis.


Para tal podemos começar pela forma como conduziram o jogo.


Desde logo e cedo mostraram aos jogadores aquilo que era permitido e o que nao iam permitir.
Estiveram sempre em cima dos jogadores fazendo sentir a sua presença em campo ( em Portugal so uma dupla faz isto...EURICO/IVAN ), falando com os jogadores quando precisaram de o fazer e atuando disciplinarmente quando a tal foram obrigados ( Russia com 10 ou 11 exclusoes e Alemanha com 6 ou 7, mas sem que houvesse protestos dos bancos ), sem qualquer tipo de arrogancia disseram a todos "estamos aqui e o jogo vai ser disputado como nos quisermos e nao como os jogadores quiserem".E assim foi.... a presença e decisoes da dupla foram sempre muito bem aceites por todos, e quando assim e estamos perante o melhor que ha, estamos perante a garantia de que vamos ter um bom espectaculo de andebol.


Falando agora da parte disciplinar, e tendo em conta aquilo que acima disse referente ao numero de exclusoes importa referir que todas foram corretamente aplicadas e que mais 2 ou 3 podiam ter sido dadas mas a gestao feita e bem permitiu que os jogadores entendessem que nao deviam continuar a usar determinadas formas de defender. E todas foram bem dadas porque nao permitiram gravatas, empurroes por tras ou laterais a jogadores em suspensao, nao permitiram o puxar constante e prolongado de camisolas, nao permitiram o agarrar constante ao pivot principalmente quando era impedido de rodar..... MAGNIFICO. Mantiveram o criterio ate ao final do jogo para ambas as equipas.


Falando dos 7 metros...todos eles corretamente assinalados, principalmente aqueles em que os defensores usaram o interior da sua area de baliza para impedir o remate ao atacante. Todos aqueles que implicaram a falta sobre o atacante portador da bola em ato de remate e impedidos pelos defensores, para alem do livre de 7 metros foi igualmente aplicada a respetiva sançao progressiva ( disciplinar ).


Mantiveram os defensores sempre a 3 metros da bola isto porque quando se vai ao local da falta o defensor por tendencia recua ( Eurico / Ivan ) sao eximios nisto em Portugal porque vao ao local da falta, e por isso nao precisaram de mandar recuar os defensores para cumprirem a distancia regulamentar dos 3 metros.


Na falta do atacante no geral estiveram muito bem com um senao na minha prespetiva....ha 2 ou 3 lances no jogo em que o lateral se desloca para a ponta com intençao de conquistar o espaço ao atacante que corre em linha reta na direçao do  defensor e depois chocam peito com peito com o remate do atacante a baliza perfeitamente equilibrado. Nestes lances a dupla marcou sempre falta ao defensor embora na minha prespetiva das duas, uma...ou nao marca nada, porque o choque e frontal, so com o peito, sem haver maos do defensor no atacante, e porque o atacante tambem remata a baliza perfeitamente equilibrado, ou entao a marcar, marca falta ao atacante, isto porque realiza uma corrida em linha reta na direcao do defensor. Na minha opiniao nunca falta do defensor.


Mas cometer estes 3 erros ( se e que se podem chamar erros ), num jogo com estas caracteristicas, com esta intensidade e disputado ate ao milesimo de segundo e sem duvida uma EXCELENTE ARBITRAGEM.


QUE O JOGO SIRVA PARA ALGUMA COISA NO CA DA FAP.


QUE OS ARBITROS JOVENS PONHAM OS OLHOS NESTA ARBITRAGEM E EM TUDO AQUILO QUE ENVOLVE A ARBITRAGEM E O JOGO